Batata

Com o aumento do nível de vida, a batata tem perdido parte da sua quota como alimento de base, ela é sobretudo um legume de acompanhamento e faz concorrência com os legumes disponíveis todo o ano no mercado. No entanto o desenvolvimento da transformação industrial contribuiu para travar a redução do consumo.

É pela qualidade nutricional, pela melhoria da apresentação e uma melhor adaptação aos diferentes tipos de utilização que a batata poderá suportar esta concorrência e satisfazer as novas exigências dos consumidores.

Nesta linha de pensamento a Campotec S.A. começou em 2009 a produção de batata em 160 hectares situados no ribatejo e lançou no mercado a batata Chérie , uma batata diferente e saborosa, com uma forma alongada e regular e pele vermelha.

Atualmente produzimos 45% de variedades de pele branca e 55% de variedades de pele vermelha. Dado que a quantidade de batata que processamos na fábrica é muito superior à que produzimos no campo e dada a sazonalidade do produto temos que importar batata de França e Espanha durante os meses em que não temos batata nacional.

 Direcção da Unidade - Luís Azevedo, Eng.º: luis.azevedo@campotec.pt